(Monday 3rd of April 2017)
PSD quer alterar lei sobre base de dados de perfis de ADN
Username
Password
Governo falha registo de ADN dos criminosos
Tuesday 17th of November 2009
Author: Valentina Marcelino
Published in: Diário de Notícias

A base de dados criada há dois anos para guardar os perfis de ADN dos criminosos condenados ainda não tem um único registo. Os juízes e a PJ consideram que a lei do Governo, demasiado restritiva, falhou. O executivo entende que o processo está bem assim.

img10023 A base de dados que o Governo criou no início de 2008 para guardar os perfis de ADN dos criminosos condenados não tem um único registo. Quando foi anunciada, o executivo estimou que, até ao fim deste ano, houvesse, pelo menos, seis mil entradas. É esse o número de condenados a penas de mais de três anos de prisão que, em média, dão entrada anualmente nos estabelecimentos prisionais, cuja informação genética a lei autoriza que seja introduzida na base.

No entanto, o ADN dos criminosos cai a conta-gotas: apenas 23 pedidos de registo de perfis foram recebidos e estão, nesta altura, a ser analisados pelo Instituto Nacional de Medicina Legal (INML), entidade responsável por este banco de dados. Segundo fonte oficial, destes 23, há cinco que são de cadáveres não identificados - outra das funções desta base de ADN -, sendo os restantes de condenados por crimes de homicídio, crimes sexuais e roubos violentos.

Portugal foi o último país da Europa a criar este banco, anunciado com pompa e circunstância pelo Governo como um importante instrumento de combate à criminalidade, pois permitiria identificar ou inocentar suspeitos, pela comparação de vestígios encontrados nos locais do crime com os perfis registados. Mesmo sendo o último, começa a falhar o primeiro ensaio.

A legislação, proposta pelo anterior ministro da Justiça Alberto Costa e aprovada no Parlamento com votos a favor do PS e do PSD, faz depender o registo do ADN do condenado da autorização, expressa na sentença, do juiz de julgamento e esse é, do ponto de vista dos especialistas ouvidos pelo DN, o grande obstáculo à utilidade desta ferramenta.

Carlos Farinha, do Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária (PJ) , não tem dúvida de que a lei "deve ser revista". "O modelo de introdução de perfis é um caminho estreito e o resultado é insuficiente", diz este alto responsável. Salienta que houve, nos últimos tempos, "um inequívoco aumento da capacidade de recolha de vestígios" e que "isso pressupunha um crescimento idêntico na capacidade de comparação na base de dados. E isso não tem acontecido. O resultado é insuficiente".

Para o director do "CSI" da PJ, "a nossa lei é das mais, se não a mais, restritivas da Europa" e defende uma "simplificação dos procedimentos de registo". Lembra que "a própria lei permite reajustes" e que "é este o momento para fazer os ajustes necessários para que a base de dados de ADN tenha a eficácia desejada".

António Martins, presidente da Associação Sindical dos Juízes, concorda e defende até que o registo do ADN dos condenados seja "automático como acontece com o simples registo criminal", principalmente "nos crimes mais violentos em que o ADN é um meio de prova". António Martins lamenta que não haja "responsabilização política por leis ineficazes como esta que descredibilizam a justiça".

O Ministério da Justiça remete para o responsável do banco de dados, no INML, a posição política sobre a polémica. Francisco Corte-Real, especialista em genética forense, lembra que a lei "foi submetida a uma ampla discussão" e que "houve partidos (PCP e BE) que votaram contra por recearem que pudesse violar direitos fundamentais".

Corte-Real não vê "vantagem em mudar a lei agora" e entende que "o processo está a decorrer com normalidade". Sustenta que "o Instituto quer segurança nos resultados". Prefere "ir devagar, garantir que tudo corre bem" e ganhar a "confiança do público".

Fonte: Diário de Notícias

All news